BOLETIM ADUNEB (30 de agosto a 05 de setembro)


Professoras/es da UNEB aderem à paralisação nacional de dois dias contra os ataques da Reforma Administrativa
A assembleia híbrida das professoras e dos professores da UNEB aprovou a paralisação das atividades acadêmicas na quarta-feira (10) e quinta-feira (11) da próxima semana. A categoria docente decidiu que a ADUNEB se somará aos protestos que ocorrerão em âmbito nacional contra os ataques previstos na Reforma Administrativa, que podem resultar no desmonte de serviços públicos essenciais, como educação e saúde. A organização da paralisação em todo o país é feita por inúmeros sindicatos, pelo ANDES-SN e outras entidades representativas do funcionalismo público federal, estadual e municipal. Na UNEB, a orientação da assembleia é que aconteçam atividades de mobilização, tanto na capital quanto nos campi do interior.
Assembleia hibrida docente
Em 7 de setembro, a ADUNEB convoca a categoria docente para ocupar as ruas pela soberania nacional
A ADUNEB convoca a categoria docente e convida os demais segmentos da comunidade acadêmica da UNEB a participar do Grito dos Excluídos e Excluídas 2025. Na Bahia, as atividades acontecerão tanto em Salvador quanto em municípios do interior. Organizado pelas frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, pelo Fórum das Centrais Sindicais e pela articulação do Grito dos Excluídos e Excluídas, o tema da mobilização será Brasil Soberano. O objetivo é ocupar as ruas de todo o país, neste 7 de setembro, para mostrar a indignação contra o ataque do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à democracia brasileira e à soberania nacional. Juntas e juntos, será demonstrado ao mundo que o Brasil é dos brasileiros. Em Salvador, a concentração está marcada para às 9h, no Campo Grande.
Vitória! PL que redefine quadro de cargos docentes das UEBA é aprovado na ALBA
Conquista importante do Fórum das ADs e do movimento docente das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA). Após quase um ano de mobilização e persistência, nesta terça-feira (02), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou o PL nº 25.907/25, que redefine o quadro de cargos de provimento permanente do Magistério Público das UEBA. A aprovação possibilitará o destravamento das mais de 500 promoções de docentes.
Aprovação de PL de redefinição de vagas destrava promoções de docentes da UNEB
Após muita luta, resistência e diálogo, o movimento docente avançou significativamente contra a precarização da carreira de professoras e professores das universidades estaduais da Bahia. A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, na tarde desta terça-feira (02), o PL 25.907/25, que redefine o quadro de vagas permanentes das UEBA. A aprovação do projeto de lei destrava as promoções de mais de 500 docentes das universidades que aguardavam implementação do direito, sendo impactados diretamente em suas carreiras e, consequentemente, em suas finanças. No âmbito da UNEB, até o mês de agosto, 271 professoras e professores aguardavam na fila. Com o PL, por uma questão de logística, serão contemplados, num primeiro momento, docentes que deram entrada no pedido até final de junho, podendo alcançar pedidos efetivados até julho.
